Na manhã desta quarta-feira, 09/10, um macaco, aparentando ser da espécie sagui, foi encontrado ferido próximo ao local de trabalho de uma moradora de Linhares. O animal, que estava tremendo, possivelmente devido a um choque elétrico (ainda não confirmado), foi recolhido por ela e seus colegas, que tentaram prestar os primeiros socorros.
Contudo, apesar de acionar diversos órgãos, como a Polícia Ambiental e o Corpo de Bombeiros, nenhuma assistência profissional foi prestada.
Segundo relatos, o macaco permaneceu chorando baixo e lacrimejando durante toda a manhã, sem que nenhum órgão de proteção animal ou serviço de emergência viesse ao local. Indignados, os moradores relataram que o animal morreu sem receber ajuda adequada. Após o falecimento, um rapaz levou o corpo do macaco em uma caixa para enterrá-lo em uma roça. Veja o vídeo abaixo:
A pessoa que tentou resgatar o animal expressou sua frustração com a falta de ação das autoridades, afirmando que, se o macaco fosse de alguém, o dono seria rapidamente denunciado. Ela criticou os órgãos de proteção animal por não atenderem as chamadas e destacou a discrepância entre suas ações e as postagens bonitas nas redes sociais.
O Corpo de Bombeiros e a Polícia informaram que o caso não estava sob sua responsabilidade.
Boletim Online: Notícias de Linhares e região